terça-feira, 29 de julho de 2014

Diabetes gestacional

Imagem : INGOH
Vejo muita gente falando sobre diabetes gestacional, e de certa forma há um medo, afinal todos sabem que diabéticos não podem comer doces e eu sou chocólatra assumidíssima, corri pra saber do que se tratava, confira abaixo minha pequena pesquisa sobre o diabetes gestacional.

O que é Diabetes Gestacional?

O diabetes gestacional é o alto nível de açúcar no sangue (diabetes) que começa ou é diagnosticado durante a gestação.

Por que ocorre?

Durante a gravidez ocorrem adaptações na produção hormonal materna para permitir o desenvolvimento do bebê. A placenta é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo.  O pâncreas materno, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar este quadro de resistência á sua ação. Em algumas mulheres, entretanto, este processo não ocorre e elas desenvolvem quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue. 

Quais as consequências para a mãe e o bebê?

Imagem: INFONET
Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intra-uterino, há maior risco de crescimento fetal excessivo(macrossomia fetal) e, conseqüentemente, partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta.
As mães com diabetes gestacional têm mais risco de apresentar hipertensão durante a gravidez.
O risco de o bebê morrer aumenta ligeiramente quando a mãe apresenta diabetes gestacional não tratado. Controlar os níveis de glicose diminui esse risco.

 Qual o tratamento ?

Imagem : NUTRIFISIO
O controle do diabetes gestacional é feito na maioria das vezes através de uma orientação nutricional adequada. A gestante necessita ajustar para cada período da gravidez as quantidades dos nutrientes. A prática de atividade física é uma medida de grande eficácia para redução dos níveis glicêmicos. A atividade deve ser feita somente depois de avaliada se existe alguma contra-indicação, como por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro.



FONTE: 





domingo, 27 de julho de 2014

O que é mecônio?

Mecônio
Imagem:  Trocando Fraldas 
Mecônio são fezes de coloração verde que o bebê libera nos primeiros dias de vida, e algumas vezes na barriga da mãe.


Por que ocorre?


MATURIDADE FETAL, significa que o intestino ta funcionando , isso é um bom sinal!

SOFRIMENTO FETAL, quando o bebê não tem oxigênio as contrações do intestino aumento e os esfíncteres relaxam.


Quais os problemas que o mecônio causa?


Em um feto bem oxigenado, que elimina mecônio apenas porque está maduro, sua presença não traz maiores (aliás, nem menores) problemas. Esse feto maduro e pronto para evacuar a cada instante também urina dentro da barriga. A urina é a principal fonte de produção do líquido amniótico, e quanto mais líquido mais fácil fica de o mecônio se diluir. Um bom volume de líquido amniótico indica que os rins fetais estão funcionando a contento, bem perfundidos (ou seja, o sangue chega lá e irriga bem os rins). Esse mecônio diluído dá o aspecto que chamamos de “tinto de mecônio” ou “mecônio fluido”. Aí, também, sem repercussões desfavoráveis. Evidências ultra-sonográficas sugerem que o feto pode evacuar algumas vezes dentro do útero e, ao nascimento, encontrar-se líquido CLARO.

Se o líquido amniótico está diminuído, não há como diluir o mecônio, aí temos o MECÔNIO ESPESSO, podendo mesmo assumir o aspecto característico de papa de ervilhas”. A preocupação nesse caso é com o motivo pelo qual o mecônio está espesso, porque o líquido amniótico pode estar diminuído fisiologicamente no final da gravidez e nas gestações pós-termo (que ultrapassam 42 semanas) ou por insuficiência placentária, reduzindo o fluxo sanguíneo para os rins fetais.
Mecônio
Wikipédia
O risco de aspiração do mecônio e desenvolvimento de um quadro de pneumonite grave (Síndrome de Aspiração Meconial) é a maior preocupação nesses casos de mecônio espesso. Entretanto, o quadro só ocorre em bebês em sofrimento, que fazem movimentos de ‘gasping’ dentro do útero e, ao nascer, não têm os mecanismos fisiológicos para ‘clarear’ o mecônio.
Bebês hígidos, saudáveis, podem até aspirar mecônio mas os mecanismos pulmonares normais entram em ação para eliminar esse mecônio.
Conclusão:
É fundamental distinguir se o bebê se encontra ou não em sofrimento. A ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) continua sendo a forma não-invasiva mais eficiente de se monitorizar o bem-estar fetal, podendo ser realizada de forma intermitente (com o sonar Doppler) ou contínua (pela cardiotocografia). Uma boa ausculta fetal durante o trabalho de parto é tranquilizadora. Se há alteração dos batimentos e a freqüência cardíaca fetal assume um padrão “não-tranquilizador”, está indicada a antecipação do parto, que pode ser por cesariana ou, se o evento ocorre no período expulsivo, através de fórceps ou vácuo-extração.
Alguns estudos apontam para um possível efeito benéfico da amnioinfusão(instilação de soro na cavidade amniótica por via cervical), no sentido de prevenir as desacelerações freqüentes nos casos de oligo-hidrâmnio, porém ainda não há evidências suficientes para apoiar sua indicação rotineira. De acordo com a revisão sistemática da Cochrane, o procedimento pode levar a redução das taxas de cesariana por ‘sofrimento fetal’.


Fonte:
Vila Mamífera




#marinheiravisita - Exposição ILUMANIDADE Unicef

Nessa árvore você pode deixar a sua mensagem de
apoio para crianças do mundo todo! Muito emocionante!
Nesse sábado (26/07) fui para um exposição bem bacana chamada Ilumanidade.
Essa exposição mostra história de vida de diversas crianças no mundo todo, e as dificuldades que elas enfrentam para sobreviver. Se você está pensando que não vai se emocionar está muito enganada tá?! Chorei horrores, pois poderia ser eu, e poderiam ser crianças que conheço, e eu fiquei pensando, se cada pessoa no mundo desse R$1,00 para ajudar talvez a realidade fosse outra. Uns com muito, outro nem tanto! Segundo a UNICEF doando R$1,00 por dia, você consegue ajudar uma criança a sair da desnutrição, pense ai que legal, salvar alguém que você nem conhece?! 
11 mil gestantes passaram a fazer pré-natal adequado no Rio Grande do Norte. Neste mesmo estado 145 mil famílias passaram a consumir água tratada.

Em Pernambuco 48 mil famílias foram cadastradas e passaram a ter o lixo coletado, nem como 7,480 crianças e adolescentes começaram a frequentar a série adequada a sua idade.
Aqui na Bahia 659 crianças tiveram suas mortes evitadas e 11,138 crianças e adolescentes passaram a frequentar a série adequada a sua idade.



Fonte:
Dados foram coletados no panfleto fornecido na Exposição Ilumanidade.


Mais informações: 


sexta-feira, 25 de julho de 2014

Descomplicando a APLV

O que é APLV?

Alergia ao leite de vaca (APLV).Alergia alimentar (AA) é a reação adversa do sistema imunológico às proteínas dos alimentos. A ocorrência de alergia alimentar vem aumentando no mundo como um todo. Estima-se que 6% das crianças menores de três anos e 3,5% dos adultos apresentam algum tipo de alergia alimentar.

O que causa APLV ?

Na APLV o organismo da criança não reconhece uma ou mais proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina) e reage a elas.
Como pode ser feito o diagnóstico da APLV?
A APLV é difícil de ser diagnosticada e, mesmo que o paciente possua um dos sintomas citados, não necessariamente a causa será a alergia alimentar. Há outras doenças cujos sintomas são parecidos e podem confundir com APLV, como por exemplo: 
- refluxo (bebês que golfam e vomitam com muita freqüência) pode ser normal, pode ser ocasionado por um problema no amadurecimento dos órgãos (estômago, esôfago, etc), pode ser por alergia ao leite de vaca, etc; 

- dermatite atópica (vermelhidão, ressecamento e coceira na pele) pode ser ocasionada por alergia a ácaros, por ressecamento da pele, por alergia a alimentos, etc; 

- cólicas (irritabilidade e choro excessivos) podem ser normais, por alguma dor ou desconforto decorrente de refluxo, por alergia ao leite, etc. 

Quais formas de tratamento?

O tratamento da APLV consiste na realização da dieta de exclusão por no mínimo 6 meses. O sucesso do tratamento das alergias alimentares depende do adequado seguimento da dieta. Quase sempre a APLV tem cura! Grande parte dos pacientes desenvolve tolerância ao alimento após 2 anos de idade. Para verificar se houve este desenvolvimento de tolerância, novos TPOs deverão ser realizados a cada 6 a 12 meses. Portanto, seja paciente, apesar da dieta de exclusão ser muito difícil, ela poderá garantir a cura da doença e uma vida futura sem restrições alimentares.

 O que é #poenorotulo?

É um campanha bem bacana que esta acontecendo nas redes sociais, serve para a conscientização da população brasileira e tem como objetivo principal criar leis que obriguem a industria alimentícia a identificar claramente em seus rótulos a presença de alimentos ou traços de alimentos alergênicos e alertar a sociedade sobre a importância da existência e leitura desse tipo de informação, para garantir a saúde e bem estar dos nossos filhos.
Saiba mais :
Facebook :  Põe no rótulo!
Instagram: @poenorotulo



Fonte:

       

A importância do Ácido Fólico na gestação

O que é Ácido Fólico?

É um folato do complexo B, também chamado de folacina ou ácido pteroilglutâmico, vitamina B9 ou vitamina M. Um suplemento que é fundamental antes, durante a gestação e na amamentação. Ele ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, e pode também diminuir o risco de abortos espontâneos.

Quando devo começar a tomar?

 O ideal é tomar antes de engravidar, no caso quando você já estiver planejando.Mas sempre existe a possibilidade de haver gravidez acidental, então se você descobrir que está grávida antes de completar o primeiro mês, é ideal que você tome logo, pois o tubo neural se fecha durante as quatro primeiras semanas de gravidez. 

 O que é tubo neural? 

Falei pra caramba dele não é? Vamos lá!
Imagem Site: Gabriel
O tubo neural é uma estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal.Por isso o ácido fólico é tão importante, pois a ausência dele na formação do seu baby pode ocasionar em má formações nesse tubo.
Um dos casos de má formação mais comuns causados pela ausência do ácido fólico é a espinha bífida,que é quando a medula espinhal não se fecha por completo. E embora existam cirurgias reparadoras, os danos são irreversíveis pois a lesão nervosa é permanente, acarretando a deficiência na movimentação dos membros inferiores e órgãos como bexiga e intestino.

Onde posso encontrar Ácido Fólico ?

Além do suplemento vitamínico que o seu obstetra irá passar, você pode encontrar ácido fólico em diversos alimentos. Observe a lista abaixo: 

Fonte:







quinta-feira, 24 de julho de 2014

E agora? Estou grávida!

Menstruação atrasou? Está sentindo um forte enjoo? Corra para a farmácia mais próxima e faça um testezinho!
Bom, eu não fiz o teste de farmácia, até por que achei que estivesse com ulcera, então corri para o hospital mais próximo. Vocês devem estar se perguntando como eu achei que fosse ulcera , não é? Então vou fazer um breve resumo sobre mim... Aos 19 anos eu retirei o ovário direito por conta de um tumor, pra mim foi um baque por que assim eu teria 50% de chance de engravidar, mas com 19 anos, who cares? Aos 21 eu descobri um cisto no ovário esquerdo, e isso me preocupou, pois estou noiva e já estava pensando em construir uma família num futuro próximo.
Fui ao médico e iria iniciar um tratamento básico com anticoncepcionais, mas logo na semana que eu ia iniciar o tratamento eu comecei a passar mal, como minha menstruação estava desregulada por conta do cisto, eu não desconfiei que poderia estar grávida, então achei que fosse ulcera. Corri para o hospital, tomei uma medicação para enjoo e fiz um BETA HCG para descartar a possibilidade de gravidez, para que eles pudessem aplicar outras medicações e realizar outros procedimentos. 
Quem disse Berenice? O dito cujo do BETA HCG deu positivo! Enquanto o  meu noivo se inundava de alegria, eu me desesperei, mas depois cai na real e pensei na benção que havia recebido de Deus.Dito como descobri a minha vou ajudar a vocês como descobrir a de vocês, e também a como fazer esses ritos iniciais .
DICAS:
- Para descobrir que está grávida é simples, basta fazer um teste de farmácia, que dá certo em 99 % dos casos, ou fazer um BETA HCG . Eu particularmente confio mais no BETA.
-Descobriu que está grávida? PARABÉNS ! Agora você é uma mamãe em formação e precisa tomar as devidas providências. O primeiro passo é procurar um obstetra para fazer um pré-natal, ele irá indicar vitaminas para auxiliar na formação do seu baby, e passará remédios para os mais diversos tipos de sintomas que você tiver no decorrer da gestação.
-É importante salientar, que não é todo remédio que a gestante pode tomar. Portanto, largue o costume de se auto-medicar.

Acho que de inicio vocês estão bem encaminhadas não é? 

Acompanhe o blog sempre terá dicas para ajudar a você !