O que é APLV?
Alergia ao leite de vaca (APLV).Alergia alimentar (AA) é a reação adversa do sistema imunológico às proteínas dos alimentos. A ocorrência de alergia alimentar vem aumentando no mundo como um todo. Estima-se que 6% das crianças menores de três anos e 3,5% dos adultos apresentam algum tipo de alergia alimentar.
O que causa APLV ?
Na APLV o organismo da criança não reconhece uma ou mais proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina) e reage a elas.
Como pode ser feito o diagnóstico da APLV?
A APLV é difícil de ser diagnosticada e, mesmo que o paciente possua um dos sintomas citados, não necessariamente a causa será a alergia alimentar. Há outras doenças cujos sintomas são parecidos e podem confundir com APLV, como por exemplo:
- refluxo (bebês que golfam e vomitam com muita freqüência) pode ser normal, pode ser ocasionado por um problema no amadurecimento dos órgãos (estômago, esôfago, etc), pode ser por alergia ao leite de vaca, etc;
- dermatite atópica (vermelhidão, ressecamento e coceira na pele) pode ser ocasionada por alergia a ácaros, por ressecamento da pele, por alergia a alimentos, etc;
- cólicas (irritabilidade e choro excessivos) podem ser normais, por alguma dor ou desconforto decorrente de refluxo, por alergia ao leite, etc.
Quais formas de tratamento?
O tratamento da APLV consiste na realização da dieta de exclusão por no mínimo 6 meses. O sucesso do tratamento das alergias alimentares depende do adequado seguimento da dieta. Quase sempre a APLV tem cura! Grande parte dos pacientes desenvolve tolerância ao alimento após 2 anos de idade. Para verificar se houve este desenvolvimento de tolerância, novos TPOs deverão ser realizados a cada 6 a 12 meses. Portanto, seja paciente, apesar da dieta de exclusão ser muito difícil, ela poderá garantir a cura da doença e uma vida futura sem restrições alimentares.
O que é #poenorotulo?
É um campanha bem bacana que esta acontecendo nas redes sociais, serve para a conscientização da população brasileira e tem como objetivo principal criar leis que obriguem a industria alimentícia a identificar claramente em seus rótulos a presença de alimentos ou traços de alimentos alergênicos e alertar a sociedade sobre a importância da existência e leitura desse tipo de informação, para garantir a saúde e bem estar dos nossos filhos.
Saiba mais :
Facebook : Põe no rótulo!
Instagram: @poenorotulo
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário